Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

SOMOS AQUILO QUE INGERIMOS.

Um dos lugares que mais gosto de ir aqui em Curitiba sem duvida alguma é o Mercado Municipal. É incrivel andar por ele visualizar suas cores e sabores no trajeto de uma ponta a outra. 
Como eu sempre fui amante das frutas, e elas de mim, então nossos olhares sempre se encontram lá. 
As cores fortes das estações sempre deixam seus registros em todas os stands. 
O aroma dos cafés sempre nos convida a dançar com ele e a experimentar o que há de diferente hoje no mundo e no mercado em relação aos mais variados grãos.
Os melhores vinhos do mundo estão ali nas adegas de dentro e fora do Mercado. 
É impossível ir ao Mercado com pressa ou sem observar tudo o que de belo tem ao nosso redor. 
As frutas e suas cores exuberantes sempre nos dão esperança de que há vida apesar de todo estress do dia-a-dia. 

Eu sempre tenho que pegar a fruta na mão e sentir seu perfume, sua textura, contemplar suas cores e se elas estão realmente saudáveis. 
Sempre que estou no mercado penso no produtor.  Será que ele amou a semente que ele lançou por terra ou foi algo simplesmente automático? Ele conversava com as árvores? Quando os primeiros frutos nasceram será que ele se alegrou e desejou que aquele fruto fosse parar numa mesa qualquer ou numa mesa que o valorizasse? Ou foi tudo automático apenas atrás do lucro? 
Há um tempo minha relação com o alimento mudou muito. Tenho cortado o açucar de tal forma que não posso estou intolerante a comidas e bebidas muito doces. É incrivel o que em pouco tempo mudou em mim. Tenho procurado comer o mais saudável possível, mas não só isso. Tenho procurado nos alimentos:   ingerir vida, por que somos aquilo que ingerimos.  E não só alimento que tenho tido o cuidado em ingerir, mas também as palavras e as emoções. Algumas palavras ditas a mim tenho aprendido a devolver não a pessoa que me enviou mas ao universo que sabe tão bem separar o lixo do saudável. Isso tem me trazido muita leveza no caminhar. Por que as vezes o que as pessoas nos falam ainda que seja sobre nós tem mais a ver com elas do que com a gente. É preciso aprender a separar esses alimentos também.  

Quanto mais gorduras ingerirmos mais nos tornamos uma pessoa pesada por dentro e por fora. 
Quanto mais alimentos leves ingerirmos mais leves nos tornamos por dentro e por fora. 
Quanto mais ingerirmos produtos industrializados mais nosso intestino vai se esforçar pra eliminar todas as toxinas presentes nesse alimento, o desgastando assim desnecessariamente. Li essa semana o seguinte matéira no Instagram do Flávio Passos:  (Consultor de Alimentos) 

Acredite: as bactérias intestinais influenciam muito em como sua mente funciona. 
Você tem trilhões de bactérias que vivem em seu intestino e estão constantemente em guerra. As espécies concorrentes lutam pelo espaço. As colônias estacionam no território, combatendo os invasores. Assim algumas crescem fora de controle e outras são extintas.
Nos últimos anos, os pesquisadores descobriram que suas bactérias intestinais interferem também no controle da mente. Seu intestino e cérebro estão em contato constante graças a um caminho chamado eixo intestino-cérebro. Algumas bactérias funcionam como neurotransmissores, influenciando diretamente a atividade do seu cérebro. 


Olha como o que ingerimos interfere em todo nosso organismo inclusive no cérebro. 

Então sempre que um fruto entra na minha casa, eu converso com ele. Agradeço o fato dele ser uma semente que cumpriu seu papel em frutificar, agradeço sempre ao produtor, por suas mãos que com toda a energia de sua alma lançou a semente em terra, agradeço a mãe terra pela magnifica produção. Agradeço ao Pai das Luzes pelo alimento chegar a minha mesa. Antes de prepará-lo peço perdão por todo veneno desnecessário usado pra que a sua árvore ou seus ramos produzissem com mais rapidez e muitas vezes fora de época, focando apenas o lucro, e não se importanto com o sofrimento da árvore ou dos ramos e do meio ambiente. 

Quando somos um com a natureza nos preocupamos com tudo que diz respeito a ela e a  Vida, inclusive as dos insetos, tão importantes para polinização. 

Tenho odiado de todo o coração jogar alimentos no lixo. Uma por conta da fome que há no mundo, outra por que eles não foram produzidos pra serem jogados fora, mas para dar saúde, equilibrio e força ao homem. Esse é o papel do alimento, sempre que vou jogá-lo fora, por um ou outro motivo, eu lhes peço perdão. 
E é lá no MMC que eu me converto aos frutos da terra, é lá que eu vejo a riqueza desse planeta na quantidade e variedade de produtos vindos de toda a região do Brasil e de muitas partes do mundo. 
Hoje no mercado provei doces e queijos, os queijos estavam deliciosos e tinha um com um fundo de doce de leite tão maravilhoso que não resisti e comprei, apesar de toda restrição médica para que abandone tal produto. Foi irresistivel. 
No MMC você pode comprar peixes, especiarias variadas de vários lugares  de muitas cores e sabores que fica até dificil escolher. 
Também você pode comprar carnes, e produtos orgâncios, há um setor especifico. 

Meu sonho é um dia poder plantar meu próprio alimento, vou contra maré da atualidade em que cada dia mais as pessoas tem desejado e adquirido produtos industrializados. Mas ao entrar nesse universo de que somos o que ingerimos, aprendi que quanto mais vivo o alimento mais saudável ele será pro nosso organismo. 
Eu tenho ficado apaixonada por cada coisa que tenho descoberto. 

Tenho lido um livro, um romance na verdade sobre um homem do campo, e ele ama o que faz. Adora lançar a semente e ver os primeiros brotos. Nossa, como eu me identifiquei com ele. Deve ser realmente espetacular você poder plantar, observar os primeiros brotos e contemplar a beleza da terra produzindo, seus perfumes e seus encantos. Saber que a terra magicamente produziu de uma pequenina semente, um fruto. Descobri que não quero perder esse encantamento nunca mais, é que tem feito meu coração ser grato a terra que produz aquilo que coloco na minha mesa. 
Ora não é na mesa que acontecem os grandes encontros humanos? As grandes conversas, as grandes alegrias? Então por que queremos colocar na nossa hora mais SAGRADA aquilo que não é saudável? Por que tudo que é Sagrado é também Saudável. Minha vó dizia que o alimento era SAGRADO. Que coisa mais linda que ela me ensinou, na época eu não entendia, mas hoje eu compreendo perfeitamente o que ela queria dizer. Na hora das refeições nós não podíamos brigar na mesa, por que ela dizia: - essa hora é sagrada. 

 A pressa tem nos roubado os melhores anos e as melhores momentos de nossas vidas. 

Entendo que pra quem trabalha fora fica muito dificil chegar em casa cansado e ainda preparar o alimento, mas separar por exemplos os legumes da semana e deixá-los nos saquinhos na geladeira te dará outra visão e sabor da vida e do mundo. 
Hoje aprendi que não há espiritualidade de fato em nós se não cuidarmos da terra e da natureza. Todos somos partes de um só. 

Pense nisso! 

E quando vier a Curitiba não deixe de visitar o Mercado Municipal.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um grande prazer ler seu comentário.