Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pais Educados, Filhos Saudáveis !



Ontem assistindo o Café Filosófico com a Dra Roseli Sayão - Psicóloga, Consultora Educacional,  falando sobre a História da Educação! Cara, foi excelente, tudo que um pai e uma mãe têm que ouvir!

A educação de filhos mudou muito nos últimos 60 anos! Foi muito bom que tenha mudado, mas hoje muitas vezes a gente não consegue discernir tudo que esteja errado na educação de nossos filhos e teve coisas que mudaram pra muito pior, praticamente fomos do 8 aos 80! 
Uma coisa que ela falou foi que hoje o principal valor da sociedade: É o consumismo! Parece que nosso valor como pessoa não tem significado nenhum se a gente não possui, não consome, isso vai desde margarina até veiculos zero! 

Antigamente os pais eram tão respeitados que um olhar era o suficiente para colocar os filhos nos seu lugares. Eram comum que os filhos apanhassem de cinta, e os filhos tinham medo dos pais. Ela trouxe pra uma reflexão: o que era esse medo? Era medo de perder os pais, perder o afeto deles. Hoje esse medo é o contrário, está nos pais, os pais têem medo de perder o amor dos filhos, e por isso cedem a todos seus caprichos! O Medo tem papel fundamental na personalidade humana, ele é que forma a coragem! Ele também tem papel de proteger o ser humano! Uma pessoa isenta de medo, é alguem também isenta de coragem! Isso é fato, paradoxal e antagônico. 

Por conta dessa educação baseada no capricho e na adoração  do filho centralizado, que começa desde a gestação e é cultivada até a fase adulta do mesmo, em que nossos jovens não amadurecem, não passam por nenhum sofrimento por que os pais não deixam,  pode ser a causa do fato de estar havendo muitos suicídios em jovens de todo o mundo! 

A diretora da escola da Gi diz que os filhos de hoje não sabe que gosto tem um banho de chuva e alguns jamais saberão, por que os pais não deixam eles provarem o menor sofrimento ainda que seja apenas um banho de chuva! 

Apesar de estarem recebendo a melhor educação seja em recursos e graduação, o jovem de hoje deixa o curso escolhido logo no primeiro ano do curso, isso em estatística se não me engando 42% que ela falou.

Tudo o que fazemos é pensando no bem estar dos filhos, se queremos viajar é pra onde eles querem ir! Nós os pais nos anulamos por causa dos filhos, quando tudo que o filho precisa é de autoridade. Nenhuma sociedade sobreviverá sem reconhecimento de autoridades para que possa haver ordem! É uma necessidade humana se reconhecer autoridades para que possa ser estabelecida segurança e confiança! 

Que os nossos filhos possam errar e aguentarem a consequência de suas escolhas, possam reprovar, possam adoecer, possam ser apenas humanos, possam sofrer rejeição, possam brincar, possam falar serio, que possamos ouvi-los de fato! 

Penso que o grande desafio do sofrimento não é os filhos não passarem por ele, é eles passarem por ele e nós os pais estarmos do lado deles incondicionalmente sem tomarmos pra nós tal dores!  Por que afinal é a dor que faz crescer e amadurecer! 


Graças a Deus não há como voltarmos os padrôes da educação para década de 50, mas que possamos refletir sobre todos os nossos reais valores e que futuro queremos pros nossos filhos, não podemos protegê-los pra sempre das frustrações e dores da vida, e ela não os poupará sem os sofrimentos, as decepções e as dores desse mundo quando não estivermos aqui pra segurar a peteca deles! E que Deus nos ajude.... (me perdoem as redundâncias). 


Shallom! 

Um comentário:

  1. Os avanços tecnológicos causaram uma relação de distanciamento entra pais e filhos.Criou uma supervalorização do "eu'.

    ResponderExcluir

Será um grande prazer ler seu comentário.