Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Amadurecidos na marra!





Antigamente ou seja no meu tempo, a gente vivia a infância intensamente sem preocupações ou querer ser adulto antes do tempo... 
Hoje há uma triste realidade, as crianças estão tendo muitas informações fora do tempo, até mesmo  antes do amadurecimento cognitivo delas, ou seja sem a estrutura fisica e até mesmo encefálica para processar tais informações... Sem maturidade pra lidar com as situações expostas à elas.  
Eu creio que eu só posso ter liberdade quando essa é seguida de responsabilidade, por isso é que acho que o sexo na adolescência pode ser um estrago pra vida dos meninos e meninas e se for seguido de gravidez então o estrago será ainda maior.. 


Por que ser mãe na fase adulta já muda muita coisa, há mães que muitas vezes querendo e desejando seus bebês quando os vêem já entram em crise, acham que não darão conta, imagina uma adolescente que nem viveu toda sua infância e já está com uma responsabilidade enorme dessas. E o pai? o que dizer do pai? ele começou cedo também, poucos são os que assumem a responsabilidade, o que na verdade sobra para os pais, pois esse menino nem trabalha, só estuda, mas já está com uma responsabilidade enorme nos braços. 

Quando ensinamos nossos filhos e somos francos com eles a respeito da vida, estamos no fundo protegendo-lhes dessas dores que sobrevirão a eles fora do tempo. 






Se não formos presentes na infância dos nossos filhos, não podemos esperar que eles nos respeitem na adolescência, o respeito precede do conhecimento e da confiança que temos para com os nossos pais, que nada tem haver com o medo. 


Tenho visto que ao falar em prevenção alguns profissionais da área ensinam os adolescentes a usarem métodos anticonceptivos ao invés de orientarem a esperar a hora certa, o amadurecimento. 
Todos nós adultos sabemos das consequências na alma de uma pessoa, principalmente de uma mulher o estrago de uma noite de sexo com um homem que se ama e que no dia seguinte o cara nem olha pra cara dela, mesmo com toda a maturidade sofrem, perdem muitas vezes até o sentido da vida. E  ao não orientarmos corretamente nossas adolescentes a se guardarem se preservarem estamos lançando elas a sofrerem todo esse mal e sem a bagagem de vida exigida para tal ... e ai eu pergunto que adultos esperamos ter daqui há 20 anos? 


Achei interessante a reportagem da Revista Claudia sobre isso... se quiser lê-la inteira é só clicar no link logo abaixo.
Começa cedo – muitas vezes, aos 10 anos – o aprendizado sobre posições, jogos eróticos, contracepção. A peça que falta neste quebra-cabeça não tem nada a ver com informação ou biologia: nossos adolescentes precisam cuidar da auto-estima para ter uma atitude saudável diante do prazer e dos riscos do sexo.


http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4uL5AtAAG3UJ:claudia.abril.com.br/materias/3013/+sexo+na+adolescencia&cd=5&hl=pt-br&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

4 comentários:

  1. Oi Di amei esse texto realmente cada vez mais as crianças estão recebendo responsabilidades mais cedo, por isso estamos vivendo nuum mundo de pesoas cada vez mais estressadas.
    Está rolando um sorteio lá no meu blog, se der dá uma passadinha por lá
    bjs
    http://ursulinodecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Elisangela

    obrigada por sua opinião, muito pertinente!
    Olhe vou passar sim, amo sorteios... bjhos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que essa geração é a mais paradoxal de todos os tempos... ela é muito informada e desinformada ao mesmo tempo! Recebe muitas informações, mas não é informada sobre como lidar com elas... É inevitável que as crianças tenham informações sobre sexo hoje em dia, não temos como aliená-las... Mas parece que elas são completamente alienadas a respeito do verdadeiro amor, do cuidado de se guardar o coração, dentre outros princípios... =( Tenho 22 anos e só Deus sabe como minha adolescência foi difícil no meio desse paradoxo e, a geração adolescente de hoje em dia sofre muito mais! Que Deus levante pessoas que se coloquem à disposição Dele para a restauração de almas e corações partidos, porque a demanda é grande...

    que Deus te abençoe! =)

    ResponderExcluir
  4. Karina por causa de todo esse paradoxal, alguns especialistas dizem que a adolescencia hoje começa mais cedo e termina mais tarde.... Há alguns especialista que acreditam que ela vá dos 12 aos 25 anos outros até os 30... tamanha a crise hoje... Creio que por causa de todas essa avalanche de informações, eles se sintam muitas vezes perdidos em quem de fato são.

    ResponderExcluir

Será um grande prazer ler seu comentário.