Páginas

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DO TOQUE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA



A pele é o maior órgão da nosso corpo. 
É ela de tal importância, que é o que separa os nossos dois mundos. É ela que separa o homem interno do homem externo. Podemos até afirmar que ela é o limite entre o Cosmos e o Biocosmos. 

Todo tipo de consciência em um ser humano acontece mediante o toque da pele. O bebê tem todo seus primeiros contatos com o mundo externo da barriga da mãe, através do toque. E é através do toque que ele vai percebendo o mundo e sendo percebido. 

Você já se perguntou porque os bebês param de chorar quando eles recebem o toque da mãe? 
E porque os bebês precisam agarrar tudo e levá-los à boca? Quando o bebê agarra o objeto, os cabelos da mãe e até o rosto dela, é a sua busca por sentir a sua primeira pele. 

What? Primeira pele? Como assim? Explico, pera lá. Mas antes deixa eu falar rapidinho sobre a importância da nossa pele. 

O liquido aminiótico contém uma camada serosa, muito lubrificante para que o bebê possa deslizar no seu nascimento, mas também ela tem uma função protetora e antibactericida, nutricional, protege contra infecções, contém hormônios, minerais, proteínas e vitaminas diversas. Não é interessante que a natureza forneça tudo isso para a pele antes de nascermos. O que ela quer nos dizer com isso? Ela quer nos mostrar o quanto o cuidado com a nossa pele é fundamental. 

A pele é a fachada da nossa casa espiritual. Ela é solo nativo de nosso ser biológico e espiritual. 

Quando um bebê nasce, ele deixa pra trás sua primeira pele. Que nada mais é que a bolsa aminiótica. (foto ao lado) Quando ele flutua pelo utero da mãe e estende suas mãozinhas e seus pézinhos é na bolsa que ele toca, ela lhe proporciona segurança e bem estar. Quando ele nasce, ele abandona essa pele. 
O Ser humano em crescimento está continuamente em busca dessa pele. Ele encontra essa pele  no cuidado de quem o ama.
                   
Segundo alguns psicanalistas o ser humano em desenvolvimento que não tem contato com a pele, não tem toque, podem ter sérios distúrbios de consciência, alguma falta de habilidade mental e até mesmo podem desenvolver alguma deformação física. 

Os pulsos sensoriais recebidos pela pele provocam o desenvolvimento da inteligência. E isso ocorre pela idéia de amor que o bebê experimenta se "agarrando" a pele dos pais.

O importante não é quem dará esse suporte,por que para o bebê, o importante é ele se sentir acolhido, protegido e amado através da pele. 

A pele é o sensor da vida. 

Todas as pessoas que estão convalescendo melhoram significamente ao serem tocadas. 

Por isso que para as religiões é tão importante a imposição das mãos sobre alguém. É o toque que cura. 

É muito triste que cada vez mais as mães têm deixado seus bebês independentes. Já ouvi pessoas profissionais falarem que quanto menos pegarem o bebê mais ele vai dormir e menos chorará. Na verdade é que ele necessita do toque da mãe e das pessoas. A sua pele é sensor que lhe diz o quanto ele está sendo amado e protegido.  

A independência é ótima, faz parte do desenvolvimento humano. Mas ela tem seu tempo pra acontecer. E pelo incrivel que pareça, quanto mais o bebê depender de nós nos primeiros anos de vida, mas independente ele será. Quanto mais provocarmos a independência do bebê antes do tempo, mais dependente ele será.  Mais carências AFETIVAS  ele terá. 

Por isso é tão importante no primeiro ano de vida as massagens com óleos em bebês.

Eu sempre fazia massagem na Giovanna. Logo que aprendeu a andar  e  a falar ela pegava o óleo e vinha me pedindo massagem e até hoje, no auge dos seus 11 anos, ela adora. 

O toque é curador, é acalentador, é reforçador do amor, é o elo dos relacionamentos. O toque é mágico, é remédio, é poção mágica, é apaziguador, é consolador, é acarinhador, é acolhedor, aconchegador. 

Pense em todas as palavras boas que esse mundo tem, multiplique por números infinitos. Pensou? Multiplicou? É isso que o toque proporciona. Nunca deixe de tocar e nem de ser tocado.
Permita-se! 



No Nascimento o Ser humano vai para fora de si mesmo pela primeira vez a fim de abrir-se para o mundo, ele perde sua primeira pele. Somente uma única vez nos é permitido "deixarmos essa pele" e não poderemos fazer isso outra vez ,  sem encontrarmos com a morte. 

Beijos d´Luz 

#FlordeMirraAromaterapia #Aromaterapia #VivênciacomaGotaEssencial 



*Referências Dr. Gumbel, Dietrich
Fundamentos da Terapia Holística
Com òleos Essências das Plantas
*Cura Vibracional 
Débora Eidson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um grande prazer ler seu comentário.