Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PALAVRAS: O REMÉDIO DA VIDA!

Imagem livre Google 

Não gosto de afirmar que todos ficam feridos com palavras, até nem seria verdade, por que tudo vai depender do temperamento do individuo, sua maneira de ser,ver e de lidar com o outro. Mas uma coisa é certa todos gostamos de ser encorajados pelas palavras. Elas são verdadeiros balsámos. 
Hoje por exemplo poucas palavras tem o poder de me ferir, principalmente aquelas que outro aponta o dedo e diz:  você é.... Algumas me fazem cócegas até... Mas, nem sempre foi assim.Alguns bons e longos anos de terapia, auto conhecimento me fizeram amadurecer, mas levou algumas décadas. Saber quem se é, é um privilégio de poucos e evita tantos conflitos desnecessários que não podemos imaginar! 
Mas eu  queria falar sobre o algoz, o indiduo que fala, que fere com as palavras, que usa as palavras pra ferir o outro e até mesmo para matá-lo em seu amago, motivado muitas vezes pelo medo de perder o controle sobre outrém, ou mesmo por inveja, e pra que a sua dor maior não seja descoberta e ele venha ser exposto em sua fragilidade, são tantos as motivações, vai saber não é... 
Ainda que as palavras ditas não firam a vitima, fere o algoz, mas esse nem percebe. Se entendessemos que o outro é o reflexo de nós mesmos, os tratariamos melhor, que se corto meu próximo, corto minha alma. Se o firo, firo-me!

Há um ditado que diz que toda flecha lançada e toda palavra dita, não poderão ser novamente recolhidas. Elas vão cumprir seus destinos. Vejo filhos feridos pelas palavras de seus progenitores. Não sei se você sabe, provavelmente seu filho se tornará o que ele ouviu na primeira infância, época de grande formação, onde as palavras são acolhidas como verdades literais. 

O primeiro setênio é importante por que as sementes semeadas nessa época crescerão e darão frutos na vida adulta. Implantar na criança a baixa valia fará com que ela não acredite nos seus projetos, mesmo sendo um dos maiores potenciais pra desenvolver algo inovador para humanidade, esses projetos ficarão na gaveta, por que ela não crerá que poderá sair algo bom dela.
Quanto ao algoz, que tem por hábito a opressão pelas palavras, saiba que essas palavras que saem de nós,na verdade elas nos são, por que somos aquilo que falamos. Todas essas palavras ferinas revelam um ser ferido, magoado e amargo, não pensemos que ao soltarmos essas palavras com direção a alguém elas sairão de nós e não mais voltarão, ledo engano, tais palavras são como bumerangues elas vão em direção ao outro, mas voltam em cheio pra nós, elas também nos ferirão com mais intensidade ainda e muitas vezes elas se manifestarão em formas de enfermidades seja no corpo ou na psiquê...

Penso que todo comportamento aprendido, pode ser desaprendido, e  criar um novo caminho, se temos o hábito de ferir o outro com nossas palavras, podemos utilizá-las para reforçar aquilo que o outro tem de mais importante e lindo. Abandone o orgulho, e enxergue no outro a vida, todos nós temos nossa Luz e Sombras. Nada mais chato que conviver com alguém que fica o tempo todo nos lembrando e reforçando nossos defeitos, nos criticando. Vou te contar um segredo, se através das palavras de encorajamento você não conseguir mudanças, não será com criticas que o conseguirá. A pratica do encorajamento trará uma harmonia pra dentro da casa, mudará a energia, quanto mais coisas lindas enxergamos no outro, mas sua beleza se mostrará a nós e a cada dia o amaremos mais... PENSE NISSO, como algo a te ajudar na convivência com o conjuge e na criação dos filhos. 
Penso e creio que aquilo que gera vida em mim, gera vida no outro e é maior que o comportamento contrário. Teste, você se tornará pessoa mais rica do planeta! 

*Imagem Familiar, pelo fotógrafo Tomires Ribeirro - Não a use, está reservado os direitos autorais. 

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda, gente, sou seu fã. Muito sucesso pra você, Lindona!!!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda, sou seu fã. Muito sucesso pra você, Dy!!!

    ResponderExcluir

Será um grande prazer ler seu comentário.