Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Mergulhe na vida!

                                  (Minha Filhotinha- colocando em prática sua vida de " A Pequena Sereia" )



Só quem perdeu alguém querido e AMADO, sabe o que é... Antes tudo o que se sabe a respeito do luto tornar-se "cliche" e sem nenhuma eficácia na hora da dor.

Todos tem seu tempo de luto!

Apesar de os especialistas acreditarem que ele dura em torno de 2 anos, que depois disso ele passa a ser patológico, penso que há suas exceções, mas que sim, cada um tem seu tempo! E que vai depender muito da relação que a pessoa teve com ente querido, seu amor para com essa pessoa, a dependência que ela tinha da outra, se o relacionamento era saudável ou não, enfim, depende da história.

Alguns vão viver emlutados por causa do sentimento de culpa doentio e falso (lógico), pelo simples fato de a pessoa ter morrido e elas não. 
Por que também carregam um grande remorso, de nao terem feito nada pela pessoa quando essa ainda estava vivo, ou de acharem ou simplesmente crerem que não fizeram nada! 
Infelizemente no Brasil há uma cultura de quando a pessoa morre, ela praticamente vira santa, não é a toa que um cantor quando morre venda mais cd´s de que toda sua historia em  vida... por que temos pena de quem morre...  #fato.

Mas há de se respeitar o tempo e o modo de luto de cada um, sem impor nada!

*Esses dias uma filhinha querida que perdeu seu papai há mais de dois anos veio falar comigo. Ela me falou que queria  viver as coisas que o Papai prometia pra ela, que queria que ele a visse nos cursos que ela tem feito e que era o sonho dele tambem. A ouvi com todo carinho e cuidado pois afinal ela estava me falando de algo tão precioso, a alma tão exposta que precisei tirar minhas sandálias, pois o terreno que eu pisava era santo demais. Então depois de tê-la ouvido, a disse: - Há um modo de vocês dois ainda viverem isso tudo. Ela com desconfiança me olhou e disse: - Como? ele está morto! ao que a respondi: - Ele está morto, é verdade, mas os sonhos dele estão vivos dentro de você, então viva-os em memória dele, fazendo o que você gostaria e analisar dentro do que e possível e que não te traga uma auto-anulação de seus próprios sonhos e realize em homenagem a ele, mesmo que ele tenha sonhado em te ver formada em medicina, e voce escolher fisioterapia, faça em homenagem a ele, sem se sentir culpada, lembrando que você está nessa dimensão onde há  cobranças nos  relacionamentos e ser o que o outro espera que sejamos, ele não, ele está livre disso tudo... Tenho certeza a memoria dele ficará feliz pelo caminho que você escolher! O que vocês gostavam de fazer juntos, continue fazendo! MERGULHE NA VIDA e faça o curso de mergulho que vocês programaram fazer juntos, por que pelo que vc me contou ele amaria ter continuado viver!

Sereia Mãe e Sereia Filha, juntas até debaixo d´água

Se há um jeito de homenagear nossos queridos que se foram é CONTINAR VIVENDO A VIDA!

É claro que eu não falaria  isso a quem passa por um luto recente, por que a dor lateja, pois afinal nosso amor não morre com a pessoa que amamos, que bom seria se isso acontecesse! Na verdade a dor vai diminuindo a medida que a saudade vai aumentando e chega uma hora que ela se torna maior que a dor! E começamos a lembrar dos momentos agradáveis cheios de vida que passamos ao lado dos nossos queridos!

Por isso querido você que está passando pela dor do luto, não procure ser compreendida por quem  não tem empatia pela dor do proximo, é alto demais pra eles que vivem só no rasinho da vida! Cada um sabe a dor que carrega dentro da alma, procure dividir sua alma com quem de fato se importe sem julgamentos o que não tente diminuir sua dor, porém saiba ainda que a dor lateje muitas vezes como algo que dilacera seu peito, creia, ela vai passar!!!

*Na preocupação de não expor ninguém mudei o conteúdo da historia, deixando apenas os valores ali expressos.


Shallom!!!

4 comentários:

  1. Sua sabedoria aliada ao seu lado emocional é algo que sempre me toca!!E ainda mais nesse post pois sei que ele tem muito de sua experiência pessoal!!Querida Di és mesmo uma Luz!!Olhos marejados ao término da leitura!!Saiba que te admiro muito e me sinto feliz por conhecer uma pessoa tão especial e inteligente quanto você!!Um beijo carinhoso pra você é claro, e pra sua princesa!!!Deus as abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Joelj!

    Meus olhos é que ficaram marejados com seu comentário!
    obrigada pelas palavras sempre carinhosas carregadas sempre de muito encorajamento!
    Sou muito grata ao Pai por conhece-lo tambem!!

    Beijos pra você e pra linda Betania q os sonhos de vocês se concretizem é o meu desejo e oração!!

    ResponderExcluir
  3. Recentemente perdi minha prima amada. Dias longos, noites cheias de inquietações Di, no natal ficamos todos juntos esperando,orando, consolando-nos, mas no dia 26/12 o Senhor a levou para casa. Eu estava no trabalho quando soube, nem sei como cheguei ao hospital de tão transtornada que eu estava. Vida, era muito amada por nós,volta e meia nós falamos nela como se ainda estivesse aqui e quando cai a ficha fica todo mundo se olhando e é impossível conter as lágrimas... há 3 meses atrás ela estava aqui, bem aqui de onde comento teu lindo texto. Tudo tem seu tempo Di, tudo. É difícil, somente aqueles que perdem compreendem. A gente segue pela fé e com fé...queremos novamente ver seu sorriso e sentir seu abraço, sem mais saudades ...pois hoje, agora...tá difícil minhas lágrimas ainda são doídas demais, meu coração sempre fica apertadinho é o tal do luto recente que vc mencionou mas um dia ele será mais calmo, estaremos "acostumados" a saudade será de casa e companheira do cafezinho da tarde...AMEI, sigo amando tuas vivências aqui expostas

    ResponderExcluir
  4. Querida Isa!!!!

    Meus mais sinceros SENTIMENTOS!! Nossa! E prima tem aquela coisa gostosa neah? É a irmã da gente que só tem o lado legal! rsrs e ai faz mais falta ainda...

    Chore querida! Chore toda a dor! ja dizia o poeta a saudade dói tanto no peito que escorre pelos olhos!

    Sim todas as tardes a saudade vem tomar cafézinho com a gente, ceia conosco toda páscoa, natal e aniversarios como também todas as datas especiais. É assim que é...

    Mas um dia toda saudade será afogado nos abraços dos reencontros e enquanto escrevo choro, almejando por demais esse dia, em que poderemos enconstar a cabeça no ombro dos queridos e sentir novamente seus perfumes...

    Amo sua participação por aqui viu sua sapequinha dos lençõis!! rsrs

    Beijos e um abraço bem apertado, um ombro e um colinho sempreeeeee mesmo que virtuais, visse lindeza???

    ResponderExcluir

Será um grande prazer ler seu comentário.