(Minha Filhotinha- colocando em prática sua vida de " A Pequena Sereia" )
Só quem perdeu alguém querido e AMADO, sabe o que é... Antes tudo o que se sabe a respeito do luto tornar-se "cliche" e sem nenhuma eficácia na hora da dor.
Todos tem seu tempo de luto!
Apesar de os especialistas acreditarem que ele dura em torno de 2 anos, que depois disso ele passa a ser patológico, penso que há suas exceções, mas que sim, cada um tem seu tempo! E que vai depender muito da relação que a pessoa teve com ente querido, seu amor para com essa pessoa, a dependência que ela tinha da outra, se o relacionamento era saudável ou não, enfim, depende da história.
Alguns vão viver emlutados por causa do sentimento de culpa doentio e falso (lógico), pelo simples fato de a pessoa ter morrido e elas não.
Por que também carregam um grande remorso, de nao terem feito nada pela pessoa quando essa ainda estava vivo, ou de acharem ou simplesmente crerem que não fizeram nada!
Infelizemente no Brasil há uma cultura de quando a pessoa morre, ela praticamente vira santa, não é a toa que um cantor quando morre venda mais cd´s de que toda sua historia em vida... por que temos pena de quem morre... #fato.
Mas há de se respeitar o tempo e o modo de luto de cada um, sem impor nada!
*Esses dias uma filhinha querida que perdeu seu papai há mais de dois anos veio falar comigo. Ela me falou que queria viver as coisas que o Papai prometia pra ela, que queria que ele a visse nos cursos que ela tem feito e que era o sonho dele tambem. A ouvi com todo carinho e cuidado pois afinal ela estava me falando de algo tão precioso, a alma tão exposta que precisei tirar minhas sandálias, pois o terreno que eu pisava era santo demais. Então depois de tê-la ouvido, a disse: - Há um modo de vocês dois ainda viverem isso tudo. Ela com desconfiança me olhou e disse: - Como? ele está morto! ao que a respondi: - Ele está morto, é verdade, mas os sonhos dele estão vivos dentro de você, então viva-os em memória dele, fazendo o que você gostaria e analisar dentro do que e possível e que não te traga uma auto-anulação de seus próprios sonhos e realize em homenagem a ele, mesmo que ele tenha sonhado em te ver formada em medicina, e voce escolher fisioterapia, faça em homenagem a ele, sem se sentir culpada, lembrando que você está nessa dimensão onde há cobranças nos relacionamentos e ser o que o outro espera que sejamos, ele não, ele está livre disso tudo... Tenho certeza a memoria dele ficará feliz pelo caminho que você escolher! O que vocês gostavam de fazer juntos, continue fazendo! MERGULHE NA VIDA e faça o curso de mergulho que vocês programaram fazer juntos, por que pelo que vc me contou ele amaria ter continuado viver!

Sereia Mãe e Sereia Filha, juntas até debaixo d´água
Se há um jeito de homenagear nossos queridos que se foram é CONTINAR VIVENDO A VIDA!
É claro que eu não falaria isso a quem passa por um luto recente, por que a dor lateja, pois afinal nosso amor não morre com a pessoa que amamos, que bom seria se isso acontecesse! Na verdade a dor vai diminuindo a medida que a saudade vai aumentando e chega uma hora que ela se torna maior que a dor! E começamos a lembrar dos momentos agradáveis cheios de vida que passamos ao lado dos nossos queridos!
Por isso querido você que está passando pela dor do luto, não procure ser compreendida por quem não tem empatia pela dor do proximo, é alto demais pra eles que vivem só no rasinho da vida! Cada um sabe a dor que carrega dentro da alma, procure dividir sua alma com quem de fato se importe sem julgamentos o que não tente diminuir sua dor, porém saiba ainda que a dor lateje muitas vezes como algo que dilacera seu peito, creia, ela vai passar!!!
*Na preocupação de não expor ninguém mudei o conteúdo da historia, deixando apenas os valores ali expressos.
Shallom!!!